SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue1Paths and pitfalls in the investigation of emotion in the Vigotski's PsychologyExperiences of prematurity: has the acceptance of the real child assumed the deconstruction of the imaginary baby? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

PIO, Danielle Abdel Massih  and  CAPEL, Mariana da Silva. Os significados do cuidado na gestação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 74-81. ISSN 2177-093X.

A gravidez, considerada um período de transição normal, favorece o desenvolvimento emocional da mulher e da família para a chegada do bebê. Esse período, no entanto, dotado de turbulências deve ser acompanhado e apoiado por familiares, amigos e pessoas capazes de fortalecer as mulheres a enfrentar inseguranças propícias a aparecer. Este estudo identifica o entendimento, expectativas e significados atribuídos pelas mulheres ao seu cuidado no período gestacional, permeando a existência de apoio e seus diferentes tipos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com amostra de oito gestantes, primíparas e/ou multíparas, internadas em um Hospital Materno-Infantil de referência para gravidez de risco, com uso de entrevista semiestruturada, incluindo questão disparadora para o entendimento da experiência. Quatro temáticas foram elaboradas para discussão, sendo possível perceber que o apoio através da rede, seja familiar, social ou do profissional da saúde, facilita a segurança e orientação dessas mulheres para seguimento mais efetivo da gestação.

Keywords : Gestação; Pré-natal; Cuidados na gestação; Apoio familiar; Apoio de rede de serviços.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License