SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Percursos e percalços na investigação da emoção na Psicologia de VigotskiVivências da prematuridade: a aceitação do filho real pressupõe a desconstrução do bebê imaginário? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

PIO, Danielle Abdel Massih  e  CAPEL, Mariana da Silva. Os significados do cuidado na gestação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.1, pp. 74-81. ISSN 2177-093X.

A gravidez, considerada um período de transição normal, favorece o desenvolvimento emocional da mulher e da família para a chegada do bebê. Esse período, no entanto, dotado de turbulências deve ser acompanhado e apoiado por familiares, amigos e pessoas capazes de fortalecer as mulheres a enfrentar inseguranças propícias a aparecer. Este estudo identifica o entendimento, expectativas e significados atribuídos pelas mulheres ao seu cuidado no período gestacional, permeando a existência de apoio e seus diferentes tipos. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa com amostra de oito gestantes, primíparas e/ou multíparas, internadas em um Hospital Materno-Infantil de referência para gravidez de risco, com uso de entrevista semiestruturada, incluindo questão disparadora para o entendimento da experiência. Quatro temáticas foram elaboradas para discussão, sendo possível perceber que o apoio através da rede, seja familiar, social ou do profissional da saúde, facilita a segurança e orientação dessas mulheres para seguimento mais efetivo da gestação.

Palavras-chave : Gestação; Pré-natal; Cuidados na gestação; Apoio familiar; Apoio de rede de serviços.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License