SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2The forces of CAPS: one cartography experienceChatting with military culture from actor network theory (ANT) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

LIMA, Ana Celma Dantas  and  JOHANN, Rejane Lucia Veiga Oliveira. Arthur Bispo do Rosário: a arte enquanto linguagem da esquizofrenia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 99-107. ISSN 2177-093X.

Foi realizada uma análise de algumas obras de Arthur Bispo do Rosário através de uma revisão de literatura sobre sua vida, obra e transtorno mental. O artista sergipano viveu a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro, internado em uma instituição psiquiátrica com o diagnóstico de Esquizofrenia Paranóide. O presente trabalho verificou que a vida e a obra de Arthur Bispo do Rosário se tornaram tão próximas que muitas vezes não podiam distinguir-se. Sua arte expressa uma tentativa de reoganização psiquíca, como se observa em suas mandalas e nos trabalhos circulares, produções comuns em pacientes esquizofrênicos. Suas obras trazem também elementos da cidade natal como o bordado e a religiosidade. Nas suas produções, recriou o mundo conforme os seus delírios e trouxe sentido para a sua vida. Hoje, a vida e obra desse artista inspiram filmes, livros e o meio acadêmico ao redor do mundo.

Keywords : Arthur Bispo do Rosário; Arte; Esquizofrenia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License