SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Arthur Bispo do Rosário: art as a language of schizophreniaAn essay on the background of jewish ethics of alterity in Emmanuel Lévinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

PINTO, Werusca Marques Virote de Sousa  and  ANDRADE, Regina Glória Nunes. Conversando com a cultura militar a partir da teoria ator rede (TAR). Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 108-114. ISSN 2177-093X.

O presente estudo tem como objetivo uma reflexão sobre hierarquia militar, articulando a Teoria Ator-Rede a fim entender os impactos desse aspecto cultural na vida pessoal e familiar dos militares oficiais do Exército Brasileiro. Trata-se de uma discussão no âmbito da Psicologia Social que busca uma interlocução com os Estudos Culturais e a Cultura Militar. A teoria ator-rede se propõe seguir os passos dos atores, observar e descrever suas interações e as redes que se estabilizam em torno dos elementos com os quais interage. E, assim, discutir a construção das subjetividades permeadas por essas articulações e atravessamentos. O estudo apresenta de forma breve, questões sobre a vida cotidiana das famílias dos oficiais do Exército Brasileiro e pretende suscitar novas indagações nesse contexto ainda pouco pesquisado.

Keywords : Hierarquia; Cultura; Militares; Teoria ator-rede.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License