SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Chatting with military culture from actor network theory (ANT)Relations between stress and aggressiveness among professional drivers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

WERCY, Márcio Luís Costa  and  COSTA JUNIOR, Rodrigues da. Antecedentes judaicos da ética da alteridade em Emmanuel Lèvinas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 115-124. ISSN 2177-093X.

Este trabalho bibliográfico objetiva apresentar as influências dos antecedentes judaicos na obra de Emmanuel Lèvinas. Na origem do judaísmo está a experiência da intersubjetividade com ênfase na alteridade e não na subjetividade. É a experiência de uma transcendência e "trans-ascendência" a que não se pode escapar e que, por outro lado, não se pode abarcar, objetivar. A ética levinasiana ultrapassa a fenomenologia. O rosto é a própria fenomenalidade do fenômeno: é a sua condição. A manifestação como rosto dá-se de forma única, pois se manifesta sem se manifestar: apresenta-se como Enigma, intriga que por definição é uma intervenção que desarranja o fenômeno: escapa ao binômio ser ou não-ser. A ética é possível pela própria epifania do rosto.

Keywords : Judaísmo; Intersubjetividade; Alteridade; Rosto; Ética.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License