SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Conversando com a cultura militar a partir da teoria ator rede (TAR)Relação entre estresse e agressividade em motoristas profissionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

WERCY, Márcio Luís Costa  e  COSTA JUNIOR, Rodrigues da. Antecedentes judaicos da ética da alteridade em Emmanuel Lèvinas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 115-124. ISSN 2177-093X.

Este trabalho bibliográfico objetiva apresentar as influências dos antecedentes judaicos na obra de Emmanuel Lèvinas. Na origem do judaísmo está a experiência da intersubjetividade com ênfase na alteridade e não na subjetividade. É a experiência de uma transcendência e "trans-ascendência" a que não se pode escapar e que, por outro lado, não se pode abarcar, objetivar. A ética levinasiana ultrapassa a fenomenologia. O rosto é a própria fenomenalidade do fenômeno: é a sua condição. A manifestação como rosto dá-se de forma única, pois se manifesta sem se manifestar: apresenta-se como Enigma, intriga que por definição é uma intervenção que desarranja o fenômeno: escapa ao binômio ser ou não-ser. A ética é possível pela própria epifania do rosto.

Palavras-chave : Judaísmo; Intersubjetividade; Alteridade; Rosto; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License