SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Relations between stress and aggressiveness among professional driversExperiences and coping strategies in a family with chronic sick with cancer author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

BORGES, Claudia Daiana; COSTA, Maira Maria da  and  FARIA, Jeovane Gomes de. Genograma e atenção básica à saúde: em busca da integralidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 133-141. ISSN 2177-093X.

O genograma é utilizado como instrumento auxiliar na prática dos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), permitindo uma visão ampliada dos padrões e relações familiares que envolvem o processo saúde-doença. Este trabalho teve como objetivo compreender as contribuições do uso do genograma na Atenção Básica à Saúde no processo de avaliação em saúde mental. Trata-se de um estudo exploratório-descritivo, com delineamento de estudo de caso. Participaram da pesquisa onze profissionais de uma ESF localizada em uma cidade de médio porte do estado de Santa Catarina. Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada, na análise dos dados utilizou-se a metodologia qualitativa de análise de conteúdo. Das respostas emergiram quatro categorias relacionadas às contribuições, funções, conhecimento e utilização do genograma em saúde mental. Os resultados apontam contribuições do instrumento na avaliação em saúde mental, mas por outro lado apresentam seu conhecimento e utilização ainda centralizado em alguns profissionais.

Keywords : Psicologia; Atenção Básica à Saúde; Genograma; Avaliação em Saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License