SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Genograma e atenção básica à saúde: em busca da integralidadeA psicose e saúde mental: impasses na contemporaneidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ASSIS, Cleber Lizardo de  e  ALVES, Gislene Fátima. Vivências e estratégias de enfrentamento em uma família com doente crônico com câncer . Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 142-151. ISSN 2177-093X.

Os familiares de um paciente com doença crônica câncer adoecem junto com seu membro, se encontram emocionalmente abalados e precisando de tempo para elaborar esse estado. Analisou-se os impactos do adoecimento e as estratégias de enfrentamento junto a uma família com doente crônico com câncer. Método: amostra de 05 sujeitos, membros da família e cuidadores, idade entre 16 e 70 anos; para a coleta de dados, foram aplicadas entrevistas semiestruturadas e tratamento pela Análise de Conteúdo, criando categorias e subcategorias. Resultados e Discussão: As dificuldades mais vivenciadas foram as questões agrupadas nas seguintes categorias: relacionais/ sociais, psicológicas, jurídicas, deslocamento geográfico e financeiro; quanto às estratégias de enfrentamento da família, além de enfrentamento nas categorias mencionadas, identificou-se a busca religiosa; Conclusão: Verificou-se que toda a família passa por mudanças gerais em sua dinâmica, como se todos estivessem doentes, mas percebeu-se a busca de adaptação e de estratégias de enfrentamento junto ao adoecimento de seu membro.

Palavras-chave : Psicologia hospitalar; Doenças crônicas; Enfrentamento; Câncer; Família.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License