SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Experiencias y estrategias de afrontamiento en una familia con crónica enfermo con cáncerLas concepciones acerca de la atención psicosocial de los profesionales de salud mental de un CAPS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

GARCIA NETO, Antonio  y  TAURO, David Victot-Emannuel. A psicose e saúde mental: impasses na contemporaneidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 152-160. ISSN 2177-093X.

A proposta deste artigo é discutir o conceito de saúde mental, contendo os impasses das classificações psicopatológicas. A abordagem inclui suas definições sobre a organização subjetiva do sujeito. O artigo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica a partir da teoria da Psicanálise e suas diretrizes diante do conceito de Psicose. Para alcançar o objetivo da discussão sobre o conceito de psicose e sua relação com a saúde mental na atualidade, foi utilizado conhecimento produzido desde a Psiquiatria a Psicologia, destacando as considerações tanto do caráter etiológico quanto dos seus imbricamentos. A proposta consistiu em fomentar a reflexão sobre as definições da psicanálise sobre a praxis na saúde mental. Para executar esta tarefa recorremos às observações de Freud e as construções históricas de Psicanálise, apontando na ciência que circula das humanas ás biológicas à inserção da subjetividade, seja no modo de manifestar o sofrimento ou naquilo que escapa as tentativas de normatização.

Palabras clave : Psicanálise; Psiquiatria; Saúde mental; Psicose; Psicopatologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License