SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Vivências e estratégias de enfrentamento em uma família com doente crônico com câncerConcepções sobre o modo de atenção psicossocial de profissionais da saúde mental de um CAPS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

GARCIA NETO, Antonio  e  TAURO, David Victot-Emannuel. A psicose e saúde mental: impasses na contemporaneidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 152-160. ISSN 2177-093X.

A proposta deste artigo é discutir o conceito de saúde mental, contendo os impasses das classificações psicopatológicas. A abordagem inclui suas definições sobre a organização subjetiva do sujeito. O artigo fundamenta-se numa pesquisa bibliográfica a partir da teoria da Psicanálise e suas diretrizes diante do conceito de Psicose. Para alcançar o objetivo da discussão sobre o conceito de psicose e sua relação com a saúde mental na atualidade, foi utilizado conhecimento produzido desde a Psiquiatria a Psicologia, destacando as considerações tanto do caráter etiológico quanto dos seus imbricamentos. A proposta consistiu em fomentar a reflexão sobre as definições da psicanálise sobre a praxis na saúde mental. Para executar esta tarefa recorremos às observações de Freud e as construções históricas de Psicanálise, apontando na ciência que circula das humanas ás biológicas à inserção da subjetividade, seja no modo de manifestar o sofrimento ou naquilo que escapa as tentativas de normatização.

Palavras-chave : Psicanálise; Psiquiatria; Saúde mental; Psicose; Psicopatologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License