SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2La psicosis y salud mental: los impasses contemporáneosEl papel de los camioneros en la explotación sexual de niños, niñas y adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SILVA, Gelcimary Menegatti da; ZANINI, Daniela Sacramento; RABELO, Ionara Vieira Moura  y  PEGORARO, Renata Fabiana. Concepções sobre o modo de atenção psicossocial de profissionais da saúde mental de um CAPS. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 161-167. ISSN 2177-093X.

INTRODUÇÃO: No campo da prática em saúde mental coletiva no Brasil percebe-se uma mudança do paradigma asilar/psiquiátrico para o psicossocial pautado na Reforma Psiquiátrica. Este estudo investigou as concepções sobre o modo de atenção psicossocial de profissionais da saúde mental de um CAPS. MÉTODO: Foram entrevistados 24 trabalhadores de um CAPS de Goiânia, e as respostas foram submetidas à análise de conteúdo de Bardin. RESULTADOS: A análise das respostas apontou a compreensão de que a atenção psicossocial se embasa em ações de cunho interdisciplinar e intersetoriais, executadas a partir do conceito de integralidade. CONCLUSÕES: O modelo é visto como um atendimento à pessoa em sofrimento psíquico, em nível de prevenção terciária, no serviço público e voltado para as classes populares. São necessárias maiores discussões entre os profissionais sobre o conceito de atenção psicossocial a fim de melhor caracterizá-lo como paradigma de práticas em saúde mental coletiva.

Palabras clave : Saúde mental; Serviços de saúde mental; Políticas públicas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License