SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Concepções sobre o modo de atenção psicossocial de profissionais da saúde mental de um CAPSQualidade de vida no trabalho e ações socioambientais sustentáveis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CERQUEIRA-SANTOS, Elder  e  SOUSA, Diogo Araujo de. O papel dos caminhoneiros na perpetração da exploração sexual de crianças e adolescentes. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2015, vol.7, n.2, pp. 168-176. ISSN 2177-093X.

Este estudo objetivou investigar relações entre variáveis associadas ao contexto de vida e profissão de motoristas de caminhão e o envolvimento com a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (ESCA). Foram entrevistados 337 caminhoneiros, todos do sexo masculino, com idades entre 21 e 71 anos (M = 42,03; DP = 10,82), em diferentes regiões brasileiras. Sessenta e três participantes (18,7%) relataram o próprio envolvimento com a ESCA, constituindo o grupo de perpetradores, o qual foi comparado ao grupo de não-perpetradores (n = 274; 81,3%). O envolvimento com a ESCA se mostrou associado a fatores circunstanciais, como o consumo de drogas e o envolvimento com o comércio sexual nas folgas, e a atitudes específicas, como o machismo e a concordância com a ESCA. No entanto, despontaram mais semelhanças do que diferenças entre perpetradores e não-perpetradores. Implicações para o planejamento de ações preventivas e de combate à ESCA são discutidas.

Palavras-chave : Caminhoneiros; Exploração sexual; Crianças; Adolescentes; Comércio sexual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License