SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1As categorias da psicologia social comunitária como dispositivo para a construção das práticas no SUSAs estratégias de coping na promoção à saúde mental de pacientes oncológicos: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

CIMINO, Ana Paula Noriko  e  LEITE, Danielle de Fátima da Cunha Cavalcanti de Siqueira. Psicologia e saúde pública: cartografia das modalidades de prática psicológica nas policlínicas. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 14-23. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177093X2016103.

A inserção dos psicólogos na Saúde Pública foi estimulada a partir da Reforma Sanitária Brasileira. No entanto a formação em Psicologia, ao privilegiar um modelo de clínica tradicional, desconsidera as especificidades da prática nesse âmbito. Tal contexto justifica a presente pesquisa, que buscou cartografar a prática dos psicólogos nas Policlínicas Municipais do Recife. A metodologia utilizada funda-se em um enfoque qualitativo de cunho fenomenológico. Os dados foram colhidos via narrativas e interpretados através do método proposto por Giorgi. As conclusões apontam para a necessidade de desenvolver uma atitude clínica ético-política vinculada às dimensões histórico-culturais e socioeconômicas da população. Assinala para a necessidade de se repensar a formação acadêmica dos psicólogos, privilegiando modalidades de prática psicológica que possam acolher a demanda de sofrimento dos usuários, privilegiando uma maior articulação com o social.

Palavras-chave : Fenomenologia; Formação do psicólogo; Políticas públicas; Modalidades de prática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License