SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Um possível papel da neurofisiologia básica na explicação da mente pela psicologiaA residência multiprofissional e a formação do psicólogo da saúde: um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

BENETTI, Idonézia Collodel et al. Representação social da psicologia organizacional e do trabalho em contexto escolar. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.1, pp. 52-61. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177093X2016107.

O objetivo deste trabalho foi o de pesquisar 20 colaboradores em quatro escolas particulares na região do Alto Vale do Itajaí, Santa Catarina, no intuito de investigar como o corpo administrativo dessas instituições percebe a atuação do psicólogo nessa modalidade de organização. Com delineamento de levantamento de dados, ancorado em parâmetros exploratórios e descritivos e abordagem qualitativa, a pesquisa trouxe como resultado a clara importância do psicólogo nas organizações, porém com uma representação baseada na atuação calcada em modelos clínicos. As questões organizacionais ficaram à deriva; não houve menção à figura do psicólogo como alguém que deveria ter o compromisso de conhecer a realidade do mundo do trabalho, especialmente a realidade social local, para poder compreender os fenômenos que se estabelecem no mundo corporativo. Assim, as instituições laborais continuam necessitando de ajuda nas questões que abrangem tanto a organização, quanto a qualidade de vida e saúde mental do seu quadro funcional.

Palavras-chave : Psicologia organizacional e do trabalho; Representação social; Psicólogo; Contexto escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License