SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Socio-demographic profile of a CAPSad and its functionality according to usersEvaluation of working conditions and mental suffering in informal street vendors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

BRAZ, Franciane Priscila Rosa  and  CASTRO, Paulo Francisco de. Avaliação da personalidade e do autoconceito em crianças com obesidade. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 17-28. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(02).

O presente artigo descreve características de personalidade e autoconceito em crianças com obesidade. A obesidade pode ser considerada um problema de saúde pública, e as crianças têm desenvolvido quadros de obesidade precocemente. Participaram do estudo 25 crianças, com idade entre 8 e 10 anos e diagnóstico de obesidade, submetidas à Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC) e à Escala de autoconceito infanto-juvenil (EAC-IJ). Os dados mais incidentes revelaram: quanto à personalidade - resultados rebaixados em psicoticismo, valores elevados em extroversão, sociabilidade e neuroticismo; para autoconceito - prejuízo no autoconceito escolar, pessoal e familiar. Não foram observadas diferenças significativas em relação à idade; em relação ao sexo, observou-se maior incidência de neuroticismo nas meninas; por fim, não foram observadas correlações significativas entre os testes, indicando que não existe relação entre personalidade e autoconceito na amostra investigada. Estudos mais amplos são necessários para possíveis generalizações.

Keywords : Avaliação psicológica; Obesidade infantil; Personalidade; Autoconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License