SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Avaliação da personalidade e do autoconceito em crianças com obesidadeBioética principialista e internação compulsória: tensionamentos entre autonomia e vulnerabilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Dayse Reis dos  e  MESQUITA, Alex Andrade. Avaliação das condições de trabalho e sofrimento psíquico em camelôs. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 29-42. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(03).

Os objetivos do estudo foram: Traçar o perfil de uma amostra de camelôs, avaliar sua saúde mental, suas condições de trabalho, correlacionar idade e tempo de serviço ao sofrimento psíquico e verificar se, em relação a este, existe diferença significativa entre homens e mulheres e casados e solteiros. Participaram de um estudo de corte transversal 40 trabalhadores que responderam a uma entrevista semiestruturada e ao QSG-12. A maioria dos entrevistados possui apenas ensino fundamental incompleto, tem mais de 40 anos, trabalha mais de oito horas por dia, e cerca de 65% acreditam que seu trabalho lhes provoca ou intensifica alguma doença. A maioria relata seu ambiente de trabalho como desorganizado, sujo e quente. Dos participantes, 47,5% apresentaram sofrimento psíquico significativo, não se verificou correlações estatisticamente significativas. Observou-se que as condições de trabalho dos ambulantes são ruins e que mais da metade dos trabalhadores relata que essas condições afetam sua saúde.

Palavras-chave : Camelôs; Condições de trabalho; Saúde mental.

        · resumo em Espanhol | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License