SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2Principialist bioethics and compulsory hospitalization: tensions between autonomy and vulnerabilityAccompanying mothers of children with heart disease: emotional repercussions during hospitalization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

VIEIRA, Ana Paula Alves; DIAS, Carolina Nascimento  and  PEREIRA, Eliane Regina. "Dá até pra fazer poesia": o recurso estético disparando reflexões e potência. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 55-66. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(05).

O presente artigo se propõe a apresentar uma experiência de estágio em Psicologia Social e da Saúde com um grupo de jovens em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de uma cidade no interior de Minas Gerais. O encontro do grupo ocorria semanalmente na instituição e as intervenções das estagiárias aconteciam a partir da psicologia histórico-cultural com o uso de recursos estéticos, disparadores dos encontros. Analisamos como tais recursos consistiam em ser mais que disparadores de conversa, mas disparadores de potência. Ao estarem em contato com diversas linguagens artísticas e por meio de conversas geradas a partir de tais linguagens, percebemos que as reflexões originadas levavam à ação, havendo uma tendência à mudança a partir de uma intensificação na autonomia dos participantes. Percebemos uma possibilidade de grupo como potencializador, sendo um espaço onde vários assuntos abordados levam-nos à reflexão e propriamente à ação, tornando-se, assim, uma busca de possibilidades até então cristalizadas ou desconhecidas.

Keywords : Psicologia social e da saúde; Recurso estético; Grupo; Juventude; CRAS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License