SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Bioética principialista e internação compulsória: tensionamentos entre autonomia e vulnerabilidadeMães acompanhantes de crianças cardiopatas: repercussões emocionais durante a hospitalização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

VIEIRA, Ana Paula Alves; DIAS, Carolina Nascimento  e  PEREIRA, Eliane Regina. "Dá até pra fazer poesia": o recurso estético disparando reflexões e potência. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 55-66. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(05).

O presente artigo se propõe a apresentar uma experiência de estágio em Psicologia Social e da Saúde com um grupo de jovens em um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de uma cidade no interior de Minas Gerais. O encontro do grupo ocorria semanalmente na instituição e as intervenções das estagiárias aconteciam a partir da psicologia histórico-cultural com o uso de recursos estéticos, disparadores dos encontros. Analisamos como tais recursos consistiam em ser mais que disparadores de conversa, mas disparadores de potência. Ao estarem em contato com diversas linguagens artísticas e por meio de conversas geradas a partir de tais linguagens, percebemos que as reflexões originadas levavam à ação, havendo uma tendência à mudança a partir de uma intensificação na autonomia dos participantes. Percebemos uma possibilidade de grupo como potencializador, sendo um espaço onde vários assuntos abordados levam-nos à reflexão e propriamente à ação, tornando-se, assim, uma busca de possibilidades até então cristalizadas ou desconhecidas.

Palavras-chave : Psicologia social e da saúde; Recurso estético; Grupo; Juventude; CRAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License