SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue2The perception of teen moms about their pregnancy processMoaning of the excluded: the social construction of illness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SANTOS, Emalline Angélica de Paula  and  ZAMBENEDETTI, Gustavo. Caracterização dos casos de HIV/AIDS no município de Irati, PR, no período de 1994 a 2012. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 97-112. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(08).

A AIDS representa um fenômeno global e bastante complexo, envolvendo aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A partir da descoberta do agente causador da AIDS, o HIV, no início da década de 1980, verificou-se sua rápida expansão pelo mundo, primeiramente para as grandes metrópoles e, mais tarde, para os municípios de médio e pequeno porte. Ao longo das três últimas décadas, seu perfil epidemiológico se tornou bastante diversificado, de acordo com cada região. Este estudo buscou investigar as características da epidemia da AIDS no município de Irati, PR, no período de 1994 a 2012, levando-se em consideração aspectos como forma de transmissão, faixa etária, proporção homens X mulheres, entre outros. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com viés descritivo, através da análise dos prontuários e dados disponíveis no setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Irati, PR. A análise realizada contribui para a identificação de possíveis condições que apontam para vulnerabilidades específicas desse contexto, contribuindo para a formulação de intervenções mais contextualizadas. Indica-se a necessidade de estudos com caráter qualitativo, que possam aprofundar a compreensão da vulnerabilidade à AIDS no contexto estudado.

Keywords : AIDS; Interiorização; Saúde coletiva; Serviços de saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License