SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2A percepção de mães adolescentes sobre seu processo de gravidezGemido dos excluídos: a construção social do adoecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Emalline Angélica de Paula  e  ZAMBENEDETTI, Gustavo. Caracterização dos casos de HIV/AIDS no município de Irati, PR, no período de 1994 a 2012. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2016, vol.8, n.2, pp. 97-112. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/2177-093X-2016-v8-n2(08).

A AIDS representa um fenômeno global e bastante complexo, envolvendo aspectos biológicos, psicológicos e sociais. A partir da descoberta do agente causador da AIDS, o HIV, no início da década de 1980, verificou-se sua rápida expansão pelo mundo, primeiramente para as grandes metrópoles e, mais tarde, para os municípios de médio e pequeno porte. Ao longo das três últimas décadas, seu perfil epidemiológico se tornou bastante diversificado, de acordo com cada região. Este estudo buscou investigar as características da epidemia da AIDS no município de Irati, PR, no período de 1994 a 2012, levando-se em consideração aspectos como forma de transmissão, faixa etária, proporção homens X mulheres, entre outros. Foi realizada uma pesquisa exploratória, com viés descritivo, através da análise dos prontuários e dados disponíveis no setor de epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de Irati, PR. A análise realizada contribui para a identificação de possíveis condições que apontam para vulnerabilidades específicas desse contexto, contribuindo para a formulação de intervenções mais contextualizadas. Indica-se a necessidade de estudos com caráter qualitativo, que possam aprofundar a compreensão da vulnerabilidade à AIDS no contexto estudado.

Palavras-chave : AIDS; Interiorização; Saúde coletiva; Serviços de saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License