SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1Mobbing: impact on mental health and job involvement in health care workersGender and health practices: singularities of self-care between adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

LEITAO, Iagor Brum; FIGUEIREDO, Dalton Demoner; MARBACH, Marco Antonio Jonath  and  MARTINS, Karisten Soares. Caracterização dos Transtornos Psiquiátricos Diagnosticados no CAPS I, em Jaguaré, ES, no período de Janeiro a Outubro de 2014. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 19-35. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.430.

A pesquisa ilustra os dados quantitativos referentes aos atendimentos de uma unidade de Atenção Psicossocial, localizada no Município de Jaguaré, Norte do Estado do Espírito Santo, realizados de janeiro a outubro, do ano de 2014. Percorreu-se pelo montante das fichas de atendimentos realizados pelo Psiquiatra e Psicólogo da unidade, coletando a classificação diagnóstica (CID-10) de cada consulta, o sexo e idade, tornando possível montar e analisar um quadro com percurso diagnóstico de cada paciente. Objetivou-se, portanto, traçar um primeiro perfil das psicopatologias encontradas no município e uma possível conexão entre as três variáveis, numa tentativa de visualizar possíveis falhas na rede do serviço de saúde mental: Como resultados, contabilizaram-se 416 pacientes atendidos pela unidade, num total de 746 atendimentos e hipóteses diagnósticas, e atribuição de 55 transtornos mentais. Os maiores registros foram para os Episódios Depressivos (F32), com 88 pacientes; Transtorno Misto Ansioso e Depressivo (F41.2), com 82 pacientes; Transtorno Afetivo Bipolar (F31), com 44 pacientes; Esquizofrenia Paranoide (F20.0), com 38 pacientes; Retardo Mental Leve (F70), com 28 pacientes e os Transtornos Hipercinético (F90.0) com 22 pacientes diagnosticados. O trabalho compara os dados coletados a estudos e pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no que diz respeito às prevalências dos transtornos mentais (sexo e idade), obtendo resultados similares. O trabalho ainda discute sobre a mudança de diagnóstico de uma consulta para outra, identificando a presença ditas comorbidades diagnósticas e patogênicas.

Keywords : epidemiologia; saúde mental; hipótese diagnóstica; loucura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License