SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Caracterização dos Transtornos Psiquiátricos Diagnosticados no CAPS I, em Jaguaré, ES, no período de Janeiro a Outubro de 2014Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Rodrigo Ribeiro dos; JUNIOR, Norberto Marques Garrocho; MARTINS, Alberto Mesaque  e  MODENA, Celina Maria. Gênero e práticas de saúde: singularidades do autocuidado entre adolescentes. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 37-57. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.463.

Este é um estudo descritivo e exploratório que buscou compreender as implicações de gênero nas práticas de saúde e autocuidado de adolescentes e identificar a opinião deles acerca das ações oferecidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Participaram 347 adolescentes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio de duas escolas públicas de Belo Horizonte, os quais responderam a um questionário semiestruturado e autoadministrado. Os resultados revelam influências do processo de socialização e construção social das identidades masculinas e femininas nas práticas de autocuidado entre o grupo de adolescentes. Os meninos relataram maior frequência de atividades físicas e uma menor utilização dos serviços e ações voltados para a promoção da saúde e prevenção de agravos, utilizando, com maior frequência, os serviços de urgência e emergência. As deficiências estruturais e organizacionais das UBS e o acolhimento das equipes de saúde foram apontados como pontos negativos que dificultam a vinculação do público adolescente.

Palavras-chave : adolescência; gênero; saúde pública.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License