SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Género y prácticas de salud: singularidades del autocuidado entre adolescentesClima para creatividad en las organizaciones empresariales: construcción y validación de instrumentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

VIZZOTTO, Marília Martins; JESUS, Saul Neves de  y  MARTINS, Alda Calé. Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 59-73. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469.

Avaliaram-se a qualidade de vida, sintomas de ansiedade, depressão e stress, além de estilos de vida e métodos acadêmicos de estudantes. Participaram deste estudo 238 jovens de duas universidades portuguesas, e foram utilizados os seguintes instrumentos: Whoqol bref, Questionário de Estilo de Vida e Métodos Acadêmicos e Escala de depressão, ansiedade e stress, que foram aplicados em ambiente escolar. Os resultados indicaram boa qualidade de vida; entretanto houve diferenças entre gêneros, pois as mulheres alcançaram melhor qualidade de sono, melhores relações interpessoais e estiveram mais motivadas em tarefas acadêmicas. As variáveis ansiedade, stress e depressão associaram-se ao fator "sair da casa da família para estudar", resultante do processo de mudança natural do desenvolvimento, às dificuldades de amadurecimento, desprendimento dos pais e, portanto, da condição adaptativa.

Palabras clave : adaptação; depressão; ansiedade; qualidade de vida; estudantes universitários.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License