SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1Gênero e práticas de saúde: singularidades do autocuidado entre adolescentesClima para criatividade nas organizações empresariais: construção e validação de instrumento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

VIZZOTTO, Marília Martins; JESUS, Saul Neves de  e  MARTINS, Alda Calé. Saudades de casa: indicativos de depressão, ansiedade, qualidade de vida e adaptação de estudantes universitários. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 59-73. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.469.

Avaliaram-se a qualidade de vida, sintomas de ansiedade, depressão e stress, além de estilos de vida e métodos acadêmicos de estudantes. Participaram deste estudo 238 jovens de duas universidades portuguesas, e foram utilizados os seguintes instrumentos: Whoqol bref, Questionário de Estilo de Vida e Métodos Acadêmicos e Escala de depressão, ansiedade e stress, que foram aplicados em ambiente escolar. Os resultados indicaram boa qualidade de vida; entretanto houve diferenças entre gêneros, pois as mulheres alcançaram melhor qualidade de sono, melhores relações interpessoais e estiveram mais motivadas em tarefas acadêmicas. As variáveis ansiedade, stress e depressão associaram-se ao fator "sair da casa da família para estudar", resultante do processo de mudança natural do desenvolvimento, às dificuldades de amadurecimento, desprendimento dos pais e, portanto, da condição adaptativa.

Palavras-chave : adaptação; depressão; ansiedade; qualidade de vida; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License