SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1A inserção social pelo trabalho para pessoas com transtorno mental: uma análise de produção científicaUtilização de vídeo explicativo como recurso auxiliar para acolhimento de famílias em visita à UTI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Lyvia de Jesus et al. Hospitalização e retorno para casa: dinâmica de grupo na percepção de pacientes com traumatismo cranioencefálico. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.1, pp. 125-137. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.468.

O estudo busca conhecer as percepções dos pacientes com traumatismo cranioencefálico (TCE) quanto à temática da hospitalização e do retorno para casa. A pesquisa contemplou uma abordagem qualitativa, empírica, intervencionista e grupal, com levantamento de dados baseado em dinâmicas que incentivavam os participantes a expressar em figuras os sentimentos relacionados ao objeto do estudo, e a discorrer sobre eles. A amostra compreendeu 10 indivíduos com TCE, atendidos no Programa de Reabilitação do Trauma do Hospital Universitário de Sergipe. Os dados, categorizados e interpretados sob a perspectiva da Teoria Psicanalítica Freudiana. Os resultados demonstram que o processo de acolhimento em grupo é favorável para compartilhar as aflições e enfrentar o processo de adoecer; o grupo de terapia auxilia na busca de estratégias para enfrentar o convívio familiar; os conhecimentos adquiridos possibilitam o alívio das angústias e contribuem para o enfrentamento das dificuldades diárias e para o aumento na qualidade de vida.

Palavras-chave : traumatismo cranioencefálico; psicoterapia de grupo; psicanálise; relações familiares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License