SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Aproximação à homossexualidade feminina nos estágios fundadores da institucionalização da psicanálise argentina (1942-1955) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANFELIPPO, Luis César. Concepções e tratamentos das neuroses de guerra durante a primeira guerra mundial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 05-20. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.479.

O presente artigo tem como objetivo estudar, a partir da perspectiva da história intelectual, alguns dos problemas conceituais, técnicos e éticos que surgiram durante a Primeira Guerra Mundial em torno da noção de neuroses de guerra. Destacam-se três eixos: o problema conceitual do caráter somático ou psíquico das patologias de guerra; a discussão sobre o papel que cumprem na geração da doença as condições objetivas da situação e as particularidades subjetivas de quem a atravessou; os critérios pragmáticos e éticos com os quais se refletiu sobre a prática terapêutica. Ademais, serão estudadas as vias de expansão de teorias e práticas psicológicas e psicoanalíticas durante a Grande Guerra.

Palavras-chave : neuroses de guerra; trauma; predisposição; tratamentos físicos; psicoterapias.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License