SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Concepções e tratamentos das neuroses de guerra durante a primeira guerra mundialSaúde mental na psicologia comunitária da PUC-Rio na década de 1970 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

OSTROVSKY, Ana Elisa; MARIN, Julia  e  ALFONSO, Viviana. Aproximação à homossexualidade feminina nos estágios fundadores da institucionalização da psicanálise argentina (1942-1955). Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 21-34. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.500.

Este trabalho pretende abordar, a partir de uma perspectiva histórica, a presença de vieses de avaliação sobre a homossexualidade feminina em nossa disciplina. Concentra-se principalmente na evolução da psicanálise na Argentina, desde a sua institucionalização em 1942 até 1955. Em primeiro lugar, dá-se a noção de heterossexualidade compulsória indicada pela teórica feminista Adrienne Rich. Dentro desse quadro, em segundo lugar, faz-se referência a estudos sobre a homossexualidade feminina, analisando textos fundadores de Freud e seus discípulos. Então, são feitas algumas afirmações relativas à história da psicanálise na Argentina e se discutem exemplos de abordagens da homossexualidade feminina nos anos de fundação e consolidação da Psicanálise institucionalizada (1942-1955). Finalmente vamos pensar sobre a forma como a história da disciplina nos permite avaliar criticamente os valores que os psicólogos muitas vezes põem em jogo nas nossas práticas regulares, e suas consequências importantes que possam derivar disso.

Palavras-chave : história da psicanálise; Argentina; a homossexualidade feminina; valores.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License