SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Aproximação à homossexualidade feminina nos estágios fundadores da institucionalização da psicanálise argentina (1942-1955)Movimento da reforma psiquiátrica em Goiânia, GO: trajetória histórica e implantação dos primeiros serviços substitutivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

COLLARES-DA-ROCHA, Julio Cesar Cruz. Saúde mental na psicologia comunitária da PUC-Rio na década de 1970. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 35-46. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.504.

A saúde mental é um tema histórico na psicologia comunitária desenvolvida nas Américas a partir da década de 1960. Nosso objetivo foi produzir uma história da psicologia comunitária na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) na década de 1970. O material consultado foi composto por documentos (anais, artigos, capítulos de livros) e entrevista com a Professora Maria Elizabeth Ribeiro dos Santos. Introduzimos, brevemente, as práticas de psicologia comunitária realizadas nos Estados Unidos e no Brasil, focalizando as atividades produzidas na PUC-Rio: o Setor de Psicologia Comunitária no Hospital Fernandes Figueira e a criação da disciplina de 'psicologia comunitária'. A história demonstra que os espaços tradicionais de atuação dos psicólogos comunitários foram os centros de saúde e os hospitais. Na PUC-Rio, as atividades foram realizadas com os conhecimentos da psicologia social, especificamente dos grupos operativos e da psicologia institucional, da psiquiatria preventiva e da psicologia comunitária desenvolvida nos EUA.

Palavras-chave : saúde mental; Psicologia comunitária; história da Psicologia; hospital; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License