SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Movimento da reforma psiquiátrica em Goiânia, GO: trajetória histórica e implantação dos primeiros serviços substitutivosO Atendimento à criança excepcional no Instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

NAHMOD, Maia. Indo para uma epidemia do autismo?: Entre histórias celebratórias e estudos críticos. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 61-76. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.517.

Esse artigo propõe fazer uma análise das perspectivas historiográficas que indicam a continuidade histórica do diagnóstico do autismo para depois examinar enfoques críticos que consideram a origem social e cultural dessa patologia e apresentam o autismo como um objeto histórico. Por outro lado, serão utilizados os conceitos de Risco e Susceptibilidade como matrizes de inteligibilidade da problemática, especialmente em relação às "epidemias de autismo" a partir do aumento da prevalência desse diagnóstico nas últimas décadas nas sociedades ocidentais. Serão utilizados os conceitos de historicidade e construção social desse fenômeno para conseguir esclarecer os contextos culturais de interpretação e as práticas sociais em torno do autismo nos séculos XX e XXI.

Palavras-chave : autismo; história da psicologia; estudos críticos; psicopatologia infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License