SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2Indo para uma epidemia do autismo?: Entre histórias celebratórias e estudos críticosClínicas de orientação: cuidado infanto-juvenil e participação feminina na constituição do campo Psi índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

LOURENCO, Érika; TURCI, Deolinda Armani; MIRANDA, Cileia Saori Hamada de  e  MARTINS, Carolline de Souza. O Atendimento à criança excepcional no Instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949). Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 77-89. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.521.

O Instituto Pestalozzi foi fundado em Belo Horizonte, MG, em 1935, como uma escola para crianças com deficiência intelectual. Esta pesquisa teve como objetivo investigar como era realizado o atendimento à criança excepcional nessa instituição durante a década de 1940. Utilizando como referencial a historiografia da psicologia, foram analisados 33 prontuários de crianças atendidas no Instituto no período em questão. Esses documentos revelaram que as crianças passavam por uma avaliação médica, psicológica e educacional. A avaliação psicológica incluía a aplicação de testes de inteligência e, geralmente, identificava um QI abaixo da média. Os prontuários indicam também as recomendações de tratamento que eram feitas aos pacientes, bem como sua evolução escolar. Observa-se que o Instituto Pestalozzi exerceu importante papel na educação da criança excepcional em um período histórico em que era comum seu alijamento do sistema público de ensino.

Palavras-chave : Instituto Pestalozzi; deficiência intelectual; criança excepcional; historiografia da Psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License