SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2El atendimento del niño excepcional en el Instituto Pestalozzi de Minas Gerais (1940-1949)Contribuciones de la psicología para el marketing y el concepto de consumidor: una perspectiva histórica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

JACO-VILELA, Ana Maria; MESSIAS, Maria Claudia Novaes; DEGANI-CARNEIRO, Filipe  y  OLIVEIRA, Camilla Felix Barbosa de. Clínicas de orientação: cuidado infanto-juvenil e participação feminina na constituição do campo Psi. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.2, pp. 91-105. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i2.527.

Este trabalho tem por objetivo apresentar as Clínicas de Orientação Infanto-juvenls existentes na cidade do Rio de Janeiro no período situado entre as décadas de 1940 e 1960, a saber: a) COJ/DNCr; b) COI/ SNDM; c) COI/IPUB. Por meio de pesquisa documental e entrevistas, constatamos a importância das clínicas de orientação no processo de constituição da Psicologia como um campo autônomo no Brasil, a partir de sua articulação com ideais preventivistas dirigidos à infância, influenciados pelo higienismo. Por fim, destacamos o protagonismo da atuação feminina nesse período de gênese da profissão de psicólogo no Brasil.

Palabras clave : infância; orientação psicológica; mulher; história da Psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License