SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3There is no betrayal without tradition. The change of disciplinary matrix in pichon-rivièreThe influence of timbre in the acquisition of rudimentary musical skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SILVA, Leonardo Oliveira Leão e; DIAS, Carlos Alberto  and  ROSALINO, Fernando Ulisses. Processos terapêuticos no tratamento do transtorno afetivo bipolar: revisão integrativa. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 63-76. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i3.386.

Objetivando identificar na literatura os principais processos terapêuticos no tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), em suas diversas fases, procedeu-se a uma revisão integrativa de literatura. Utilizando-se as bases de dados Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica (MEDLINE) e Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde (LILACS), foram selecionados 7 artigos, publicados entre janeiro de 2004 e janeiro de 2014, delimitando-se, a partir destes, dois grandes grupos de abordagem terapêutica: (1) Abordagem farmacológica; (2) Abordagem não-farmacológica. Com base na literatura, a Olanzapina, a ziprasidona e a associação entre haloperidol e prometazina são eficazes no controle da agitação e comportamento violento através da tranquilização após 12 horas. Na prevenção de novos episódios afetivos, nenhuma medicação tem o nível de evidências do lítio. Além disso, no grupo das abordagens não-farmacológicas, os estudos sugerem que a psicoterapia deve ser utilizada em associação com o tratamento farmacológico, pois associados promovem a diminuição na frequência e na duração dos episódios de humor e aumento da adesão à medicação.

Keywords : Transtorno Afetivo Bipolar; terapêutica; adulto.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License