SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Processos terapêuticos no tratamento do transtorno afetivo bipolar: revisão integrativaSaúde e humanização do contexto organizacional sob a perspectiva da análise do comportamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

RODRIGUES, Raone Mateus et al. A influência do timbre na aquisição de habilidades musicais rudimentares. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 77-93. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i3.543.

O objetivo do experimento foi investigar os efeitos de diferentes timbres no processo de aprendizagem de discriminações de acordes musicais. Dezessete estudantes universitários participaram. O procedimento consistiu em ensinar relações condicionais entre quatro diferentes acordes e suas representações pictóricas (i.e., X, Xm, Xm-5e X+5). Para nove participantes, os acordes foram tocados por um piano (Grupo-piano) e, para outros oito participantes, os mesmos acordes foram tocados por um violão (Grupo-violão). Em ambos os grupos, os participantes aumentaram a sua porcentagem de respostas corretas ao longo do procedimento de ensino. A análise dos dados também sugere que os participantes do Grupo-violão apresentaram maiores percentuais de acerto quando comparados com os participantes do Grupo-piano. Trabalhos recentes que utilizaram acordes em tarefas de discriminação condicional desconsideraram questões relacionadas ao timbre e nossos resultados sugerem que essa variável poderia modular o processo de aprendizagem e deve ser considerada em futuros estudos sobre o tema.

Palavras-chave : timbre; discriminação condicional; acordes musicais; estudantes universitários.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License