SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3The influence of timbre in the acquisition of rudimentary musical skillsThe insertion of the psychologist in the family health strategy: an experience report on the multidisciplinary residency author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

VASCONCELOS, Eveli Freire; BAUERMEISTER, Gerson Armênio Fabrício; FREIRE, Heloisa Bruna Grubits  and  REIS, Thaize de Souza. Saúde e humanização do contexto organizacional sob a perspectiva da análise do comportamento. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 95-105. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i3.626.

O artigo discute a aplicação dos princípios da Análise do Comportamento no contexto organizacional e do trabalho, que tem sido identificada pela sigla Organizational Behavior Management (OBM).Destaca-se a concepção comportamental de autocontrole, bem como as técnicas comportamentais para alcançá-lo, pois se entende que o autocontrole tem estreita relação com a promoção de saúde em diversos ambientes, incluindo o organizacional. São também apresentados conceitos como inflexibilidade e flexibilidade psicológica, que ajudam a entender a gênese e manutenção de comportamentos ditos psicopatológicos e saudáveis, respectivamente. Os conteúdos apresentados conduzem a uma discussão quanto à posição ocupada pelo OBM nos contextos organizacionais e em como os profissionais contribuem para que o performer seja visto como investimento, em lugar de matéria-prima. Nessa direção, a promoção do autocontrole é apresentada como uma das razões pelas quais o OBM deve ser encarado como uma aproximação mais humana às organizações.

Keywords : organizações; trabalho; saúde; autocontrole; análise do comportamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License