SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Saúde e humanização do contexto organizacional sob a perspectiva da análise do comportamentoSintomas de ansiedade, depressivos e uso de substâncias psicoativas em pacientes após a cirurgia bariátrica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

NASCIMENTO, Ana Karoline Barros do  e  AVARCA, Camila Aleixo de Campos. Inserção do psicólogo na estratégia de saúde da família: relato de experiência na residência multiprofissional. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2017, vol.9, n.3, pp. 107-118. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i3.477.

O presente artigo tem por objetivo relatar a experiência de uma psicóloga em um Programa de Residência Multiprofissional a partir de sua inserção no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), no município de Horizonte, CE. O objetivo é apresentar as ações desenvolvidas pela profissional residente em psicologia, de 2014 a 2016, e os desafios enfrentados na consolidação de práticas de base comunitária e territorial na Estratégia de Saúde da Família, a partir de três momentos: a) territorialização como estratégia estruturante de construção de agenda e ações em saúde com foco nas necessidades da população a partir de oficinas de planejamento participativo; b) execução das ações planejadas com foco na problematização dos processos de trabalho e c) potências e fragilidades desse processo. Como conclusão, apontamos a necessidade de se pensar novas formas de fazer da psicologia na Estratégia de Saúde da Família para além das suas práticas tradicionalmente esperadas.

Palavras-chave : Psicologia; saúde da família; residência multiprofissional; relato de experiência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License