SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Listening to the caregiver: when the care affects the caregiver mental healthBehavioral economics: design of an experiment with Biological Marker 2D:4D author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

ALBUQUERQUE, Deisiane Rodrigues  and  ARAUJO, Marley Rosana Melo de. Precarização do trabalho e prevalência de transtornos mentais em agentes penitenciários do estado de Sergipe. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 19-30. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/v10i1.456.

Os agentes penitenciários podem sofrer pressões decorrentes tanto da organização do trabalho quanto dos fenômenos sociais. Esses fatores provocam um quadro desfavorável ao bom desenvolvimento do trabalho desses profissionais e para a sua saúde. O presente artigo analisou a relação entre precarização do trabalho do agente penitenciário do estado de Sergipe e o desenvolvimento de transtornos mentais comuns (TMCs) decorrentes das condições de trabalho no Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan), na cidade de São Cristóvão (SE). Foram analisados 25 agentes de segurança, entre 35 e 60 anos de idade, todos do sexo masculino, em que se verificou, por meio do Self Report Questionnaire (SRQ-20) e de entrevistas semiestruturadas, a presença de sinais de TMC, podendo-se considerá-los suscetíveis ao adoecimento.

Keywords : transtornos mentais comuns; precarização do trabalho; agentes de segurança; saúde mental.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License