SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Economia comportamental: delineamento de um experimento com o Marcador Biológico 2D:4DVersão de sentido na supervisão clínica centrada na pessoa: alteridade, presença e relação terapêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

ZAHER, Lucas José Ávila  e  RAVANELLO, Tiago. Uma abordagem linguageira do mal-estar. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 47-62. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i1.549.

Este artigo parte da discussão sobre a concepção freudiana de cultura, para derivar uma perspectiva de oposição entre, de um lado, o desamparo radical da cria humana enquanto uma espécie de medida da condição ética e, de outro, posicionamentos de defesa do reducionismo dos fenômenos psíquicos a determinantes biológicos, naturalistas e/ou fisicalistas, como um modo de escamoteamento do mal-estar daí decorrente. Ao tomar a concepção de cultura como um operador de leitura, o artigo delimita distinções estruturais entre as práticas de reconhecimento do mal-estar por abordagens discursivas - seguindo a orientação de Lacan em seu retorno a Freud - e aquelas que buscam embasamento epistemológico no modelo das ciências da natureza. Como resultado, defendemos que uma delimitação, em termos de linguagem para o mal-estar, implica na condição clínica de sua narratividade e na inclusão de uma concepção de sujeito incompatível com o modelo das ciências da natureza.

Palavras-chave : psicanálise; cultura; linguagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License