SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Uma abordagem linguageira do mal-estarPor uma história local: a psicologia clínica no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

VIEIRA, Emanuel Meireles; BEZERRA, Edson do Nascimento; PINHEIRO, Francisco Pablo Huáscar Aragão  e  BRANCO, Paulo Coelho Castelo. Versão de sentido na supervisão clínica centrada na pessoa: alteridade, presença e relação terapêutica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 63-76. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.375.

Objetiva-se discutir a supervisão de psicoterapia a partir da abordagem centrada na pessoa (ACP). Assim, apresenta-se o posicionamento de Rogers a esse respeito, bem como a visão de autores contemporâneos. Admite-se uma tensão entre a genuinidade presente na psicoterapia e os parâmetros técnicos que guiam esse tipo de relação. Diferentemente de Rogers, entende-se que essa tensão não deve ser superada, mas escutada, a fim de que o psicoterapeuta esteja aberto à diferença do cliente e à própria. A atitude primordial para isso é a presença e a supervisão deve atuar no sentido de acessar a disponibilidade do psicoterapeuta para estar presente. Por fim, indica-se a versão de sentido como um instrumento eficiente para fins de supervisão.

Palavras-chave : alteridade; formação do psicólogo; versão de sentido; supervisão psicoterapêutica; terapia centrada no cliente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License