SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue1Sense's version in person centered clinical supervision: alterity, presence and therapeutic relationshipCare in liberty, a meeting between Paulo Freire and the psychiatric reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

JACO-VILELA, Ana Maria  and  MELLO, Daiane de Souza. Por uma história local: a psicologia clínica no Rio de Janeiro. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 77-89. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i1.627.

O texto narra a história da Psicologia Clínica no Rio de Janeiro, enfatizando sua característica singular e local. O objetivo do texto é servir como dispositivo para formas diversas de se fazer e de pensar o que pode ser a Psicologia Clínica e o papel do psicólogo clínico, levando em conta suas implicações e seus efeitos para os sujeitos e a sociedade. Discorre-se, inicialmente, sobre a constituição do campo da Psicologia Clínica em instituições do Rio de Janeiro nas décadas de 1940 a 1960. Em seguida, apontam-se os efeitos da regulamentação da profissão e dos cursos nesse campo. Apresentam-se, finalmente, novas versões de clínica que surgiram a partir dos anos de 1980, como a Gestalt-terapia, a cognitivo-comportamental, a Psicanálise quase sempre hegemônica, bem como o trabalho dos psicólogos no SUS.

Keywords : história da Psicologia; Psicologia clínica; história local.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License