SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1Por uma história local: a psicologia clínica no Rio de JaneiroGrupo de apoio psicológico pós-operatório para pacientes bariátricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

GUIMARAES, Ana Carolina Ametlla; VERAS, André Barciela  e  CARLI, Alessandro Diogo de. Cuidado em liberdade, um encontro entre Paulo Freire e a reforma psiquiátrica. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.1, pp. 91-103. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i1.696.

O objetivo deste ensaio foi de apresentar as interseções entre a teoria de Paulo Freire e a Reforma Psiquiátrica brasileira, bem como sua aplicabilidade na estruturação de um trabalho clínico, que dê sustentabilidade aos preceitos desse movimento reformista. Fazemos ao longo do texto, um questionamento a respeito da operacionalização do cuidado em saúde, pautado na produção de liberdade, contraposto ao risco da execução de uma reforma superficial que não se diferencie subjetivamente da posição opressiva de segregação manicomial. Discutimos sobre a reorientação da atenção em saúde mental ancorada nos eixos da qualidade e humanização da assistência, bem como nas relações contratuais que se dão entre os trabalhadores e os usuários, adotando como referencial teórico, alguns aspectos práticos e conceituais da teoria Freireana.

Palavras-chave : reforma psiquiátrica; Paulo Freire; autonomia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License