SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Bem-estar subjetivo em pessoas com deficiência motora no México índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

MESSIAS, João Carlos; LIMA, Paula Pires Ferreira de  e  ORENES, Giovanna da Costa Pedroso. O uso da focalização na orientação profissional: uma proposta experiencial. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 3-14. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.668.

O processo de tomada de decisão a respeito da escolha de uma carreira tem se tornado cada vez mais complexo diante das constantes mudanças no mundo do trabalho. Em curtos espaços de tempo, novas ocupações surgem e desaparecem, muitas vezes em períodos mais curtos do que muitas das clássicas formações acadêmicas. Diante desse cenário, novos recursos metodológicos que sustentem escolhas significativas se mostram relevantes. O presente estudo objetivou compreender a experiência de um grupo de jovens de ensino médio que passou por um processo de orientação profissional facilitado pela Focalização. Buscou-se apreender a vivência dos participantes por meio de narrativas e versões de sentido. A Focalização mostrou ser um método que potencializa o contato das pessoas consigo próprias e que, por essa razão, amplificou a tomada de decisão.

Palavras-chave : Filosofia do implícito; Gendlin; tomada de decisão; Psicologia Existencial-Humanista; Psicologia da Saúde Ocupacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License