SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2El uso del focusing en la orientación profesional: una propuesta experiencialOjo a los detalles: historia y filosofía de la psicología de la salud y mindfulness índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

NORIEGA, José Angel Vera; QUINTANA, Jesús Tánori; HERNANDEZ, Gildardo Bautista  y  CARVAJAL, Claudia Karina Rodríguez. Bem-estar subjetivo em pessoas com deficiência motora no México. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 15-24. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v9i1.375.

O objetivo da pesquisa foi delimitar através de análise discriminante as variáveis identificadas com deficientes com e sem satisfação com a vida. A partir de uma amostra nacional, obteve-se uma subamostra de 593 pessoas que relataram problemas com comportamento motor bruto e / ou fino. As pessoas com deficiência motora apresentaram diferenças significativas entre os grupos satisfação-insatisfação para: domínios de satisfação, eudaimonia, equilíbrio afetivo, plenitude e expectativa de vida. Na comparação, as variáveis discretas foram significativas: empréstimos solicitados, situações estressantes e maus tratos. As variáveis que discriminaram os dois grupos foram: satisfação com o padrão de vida, saúde, vida afetiva e atividades, bem como otimismo em relação ao futuro e proximidade com o ideal da vida foram aqueles que discriminaram 90% das pessoas com deficiência motora. A regressão logística indica que eles são duas vezes mais propensos a estarem satisfeitos com vida, saúde e otimismo, em vez de insatisfeitos.

Palabras clave : deficiência motora; satisfação com a vida; regressão logística.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License