SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Atenção aos detalhes: a história e filosofia da psicologia da saúde e mindfulnessAvaliação de centros de atenção psicossocial segundo familiares: revisão integrativa de literatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

LIMA, Monica; BRITO, Manuela  e  FIRMINO, Alice. Estágio em Psicologia em um Centro de Saúde Pública de Salvador, Bahia. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 41-51. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.383.

Este artigo relata o estágio específico supervisionado para graduandos do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (IPS/UFBA), no Centro de Saúde São Francisco, em Salvador, Bahia. Trata-se de um estágio com carga horária de 20 horas/semanais, sendo cinco de supervisão, oferecido desde 2009. A diversidade de atividades e programas de saúde que compõem esse Estágio pode ser considerada o ponto forte na formação dos psicólogos. Lidar com as contradições e limites entre as abordagens teórico-metodológicas da psicologia e as normativas da saúde pública/coletiva é um dos desafios do Estágio. Esta experiência tem sido avaliada positivamente pelos envolvidos e tem despertado nos estudantes compromisso social e profissional com o Sistema Único de Saúde (SUS). Concluímos que experiências como esta podem superar o preconceito tecnológico e ampliar o repertório profissional dos estagiários de psicologia.

Palavras-chave : estágio supervisionado; formação em psicologia; atenção básica à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License