SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Effective procedures in toilet training for individuals with autism: contributions by Azrin and colleaguesEffects of a board game on children's food selection and intake author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

RICHARTZ, Marisa; PACIFICO, Cibely Francine; CANTERO, Claudia Razente  and  GON, Márcia Cristina Caserta. Programa de Orientação para Crianças e Adolescentes com Dermatoses Crônicas sob o Enfoque da Análise do Comportamento Aplicada à Saúde. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 83-102. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.606.

A análise do comportamento aplicada à área da saúde tem sido relevante para auxiliar pacientes com dermatoses crônicas e suas famílias a lidar melhor com sua condição orgânica, emocional e social. Assim, objetivou-se avaliar os resultados de um programa de orientação comportamental em grupo para crianças e adolescentes com dermatoses crônicas quanto aos problemas de comportamento e nível de estresse. Seis meninas entre 6 e 14 anos de idade com algum tipo de dermatose participaram do grupo de orientação. Em etapas de pré e pós-intervenção, as mães avaliaram problemas de comportamento de suas filhas e as participantes avaliaram níveis de estresse. A orientação comportamental mostrou-se eficaz devido à modalidade de atendimento, aos conteúdos abordados e à metodologia aplicada para o seu desenvolvimento. Além disso, constituiu-se de uma importante ferramenta terapêutica para intervenção com crianças e adolescentes com dermatose crônica, possibilitando interações interpessoais mais reforçadoras e redução de problemas de comportamento e níveis de estresse de duas participantes.

Keywords : Psicologia da Saúde; terapia de grupo; dermatoses crônicas; análise do comportamento aplicada à saúde; adesão ao tratamento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License