SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Programa de Orientación para Niños y Adolescentes con Dermatosis Crónicas bajo Enfoque del Análisis del Comportamiento Aplicado a la Salud índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

PANOSSO, Mariana Gomide; GRIS, Gabriele  y  SOUZA, Silvia Regina de. Efeitos de um jogo de tabuleiro sobre a seleção e consumo de alimentos por crianças. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.2, pp. 103-123. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i2.598.

Objetivou-se avaliar os efeitos de um jogo de tabuleiro sobre as respostas de seleção e consumo de alimentos de diferentes grupos alimentares. Participaram três crianças (P1, P2 e P3) com idades entre cinco e seis anos. A pesquisa foi composta de três fases: linha de base (LB), intervenção/jogo e pós-intervenção (PI). Na LB registrou-se a seleção de alimentos recorrendo-se a figuras e, posteriormente, o consumo desses alimentos no almoço. Na intervenção foram realizadas 12, 11 e 13 partidas com o P1, o P2 e o P3, respectivamente, nas quais competiram a pesquisadora e o participante. A pós-intervenção assemelhou-se à LB. Comparando-se os dados das três fases do P1 e P3 e da LB e PI do P2 constata-se que eles consumiram alimentos que não tinham por hábito consumir. Discutem-se tanto as variáveis que contribuíram para o aumento da variedade de seleção e consumo de alimentos como as limitações do estudo.

Palabras clave : comportamento alimentar; educação alimentar infantil; jogo educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License