SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The professional's perception for the implantation of the rapid test for HIV and Syphilis in Rede Cegonha author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

DOURADO, Cláudia Regina da Silva  and  BERNARDES, Anita Guazzelli. Da anormalidade na saúde para a anormalidade na educação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 3-15. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.636.

Este texto tem como temática a relação entre políticas públicas e Psicologia da Saúde a partir da articulação entre formas de governo da população e modos de condução de condutas. Para tanto, problematiza o deslocamento de enunciados de normalidade e anormalidade do campo da saúde para o campo da educação, como estratégia para compreender uma ontologia do presente. O texto apoia-se em autores da Psicologia Social, mais especificamente do pós-estruturalismo, que são ferramentas conceituais para pensar em Psicologia da Saúde. A Psicologia da Saúde aqui é um plano forjado por distintas articulações teórico-conceituais que se ocupam de problematizar a saúde. Desse modo, torna-se uma superfície mediante a qual é possível considerar não o que é a saúde, mas os efeitos daquilo que produz, quando articulada a outros campos, como as políticas públicas e mais especificamente a Educação.

Keywords : anormalidade; saúde; educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License