SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3La percepción de los profesionales para la implantación de la prueba rápida para VIH y Sífilis en la Rede Cegonha índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

DOURADO, Cláudia Regina da Silva  y  BERNARDES, Anita Guazzelli. Da anormalidade na saúde para a anormalidade na educação. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 3-15. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.636.

Este texto tem como temática a relação entre políticas públicas e Psicologia da Saúde a partir da articulação entre formas de governo da população e modos de condução de condutas. Para tanto, problematiza o deslocamento de enunciados de normalidade e anormalidade do campo da saúde para o campo da educação, como estratégia para compreender uma ontologia do presente. O texto apoia-se em autores da Psicologia Social, mais especificamente do pós-estruturalismo, que são ferramentas conceituais para pensar em Psicologia da Saúde. A Psicologia da Saúde aqui é um plano forjado por distintas articulações teórico-conceituais que se ocupam de problematizar a saúde. Desse modo, torna-se uma superfície mediante a qual é possível considerar não o que é a saúde, mas os efeitos daquilo que produz, quando articulada a outros campos, como as políticas públicas e mais especificamente a Educação.

Palabras clave : anormalidade; saúde; educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License