SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Da anormalidade na saúde para a anormalidade na educaçãoViolência contra mulher no namoro: percepções de jovens universitários índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicologia e Saúde

versão On-line ISSN 2177-093X

Resumo

SANTOS, Rejane Rosaria Grecco dos; FREIRE, Isadora; PIZZINATO, Adolfo  e  ROCHA, Kátia Bones. Percepção dos profissionais para implantação do teste rápido para HIV e Sífilis na Rede Cegonha. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 17-29. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.555.

O artigo investiga a avaliação dos profissionais da Atenção Primária (AP) sobre a implantação do aconselhamento e do teste rápido de HIV e Sífilis na Rede Cegonha (RC). Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo e exploratório, no qual foram realizadas 13 entrevistas semiestruturadas com profissionais da AP, analisadas a partir da análise temática. Os resultados apontam a falta de conhecimento dos profissionais em relação às inovações da RC na AP. Os profissionais receberam capacitações referentes à testagem rápida, porém o matriciamento foi considerado inexistente. A solicitação do teste rápido das gestantes é realizada de forma compulsória. O aconselhamento, quando presente, é restrito ao pré-teste de HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), tendo caráter informativo, desconsiderando as especificidades da gestação. Indica-se a necessidade de se refletir sobre a autonomia das mulheres durante o pré-natal e o aconselhamento, espaço este que pode ser repensado como um momento de fortalecimento e acolhimento.

Palavras-chave : HIV/AIDS; teste rápido de HIV; aconselhamento; gestantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License