SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3The professional's perception for the implantation of the rapid test for HIV and Syphilis in Rede CegonhaThe clinical pychology and the contemporary subject author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Psicologia e Saúde

On-line version ISSN 2177-093X

Abstract

SOUZA, Tatiana Machiavelli Carmo; PASCOALETO, Tainara Evangelista  and  MENDONCA, Nayra Daniane. Violência contra mulher no namoro: percepções de jovens universitários. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 31-43. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.695.

O estudo buscou investigar a violência contra mulheres no namoro de estudantes universitários. Foi realizada pesquisa quanti-qualitativa com uso de questionário online. A amostra (n=47) foi composta por sujeitos do sexo masculino, maiores de 18 anos e heterossexuais. Verificou-se que os participantes identificaram mais facilmente como violento os comportamentos que acarretavam danos visíveis ou corporais. A violência física foi a forma mais reconhecida, em contrapartida, as ofensas de caráter subjetivo foram as mais prevalentes, apesar de menos percebidas como abusivas. As violências moral e psicológica foram evidenciadas como as formas de violência contra mulheres mais presentes no namoro dos participantes, seguidas pelas sexual, física e patrimonial, respectivamente. Os atos agressivos causadores de danos corporais e materiais foram os menos praticados nos relacionamentos dos sujeitos, o que pode ter relação com o reconhecimento dos mesmos como comportamentos violentos.

Keywords : violência de gênero,; relacionamento afetivo-sexual; universidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License