SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3La percepción de los profesionales para la implantación de la prueba rápida para VIH y Sífilis en la Rede CegonhaLa psicología clínica ante el sujeto de la contemporaneidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicologia e Saúde

versión On-line ISSN 2177-093X

Resumen

SOUZA, Tatiana Machiavelli Carmo; PASCOALETO, Tainara Evangelista  y  MENDONCA, Nayra Daniane. Violência contra mulher no namoro: percepções de jovens universitários. Rev. Psicol. Saúde [online]. 2018, vol.10, n.3, pp. 31-43. ISSN 2177-093X.  http://dx.doi.org/10.20435/pssa.v10i3.695.

O estudo buscou investigar a violência contra mulheres no namoro de estudantes universitários. Foi realizada pesquisa quanti-qualitativa com uso de questionário online. A amostra (n=47) foi composta por sujeitos do sexo masculino, maiores de 18 anos e heterossexuais. Verificou-se que os participantes identificaram mais facilmente como violento os comportamentos que acarretavam danos visíveis ou corporais. A violência física foi a forma mais reconhecida, em contrapartida, as ofensas de caráter subjetivo foram as mais prevalentes, apesar de menos percebidas como abusivas. As violências moral e psicológica foram evidenciadas como as formas de violência contra mulheres mais presentes no namoro dos participantes, seguidas pelas sexual, física e patrimonial, respectivamente. Os atos agressivos causadores de danos corporais e materiais foram os menos praticados nos relacionamentos dos sujeitos, o que pode ter relação com o reconhecimento dos mesmos como comportamentos violentos.

Palabras clave : violência de gênero,; relacionamento afetivo-sexual; universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License